A glândula tireoide é responsável por várias funções vitais no nosso organismo. A tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada no nosso cérebro. Por sua vez, a hipófise é controlada por uma região cerebral chamada hipotálamo. O hipotálamo envia informações à hipófise que produz o hormônio TSH, induzindo a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4.
Os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) regulam o nosso metabolismo, de forma que interferem em várias funções no nosso organismo, dentre elas o nível de batimento cardíaco, a temperatura, movimentos intestinais, dentre outros. Quando a tireoide sofre algum tipo de distúrbio ou inflamação, esses fatores afetam o funcionamento da glândula, levando a uma produção excessiva ou deficiente de T3 e T4.
Quando os níveis de T3 e T4 na circulação sanguinea estão baixos, o hipotálamo estimula a hipófise, que passa a secretar um hormônio estimulante da tireoide. Esse hormônio também acelera o metabolismo, controlando o crescimento e o desenvolvimento do organismo. Na presença de TSH, a tireoide aumenta sua produção e os níveis hormonais voltam ao equilíbrio. Por outro lado, quando os níveis de T3 e T4 no sangue estão altos, o hipotálamo não estimula a hipófise, que por sua vez não produz o TSH, e, portante, a tireoide não é estimulada.
De acordo com o nível desses hormônios (TSH, T3 e T4) no sangue, pode-se constatar doenças autoimunes como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que serão abordados no próximo tópico.

Publicado por: Kaique Morato S. Adelino
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário