domingo, 30 de novembro de 2014

Uso de corticoides na síndrome da dificuldade respiratória (pré natal)



- Corticoides, esteróides na aceleração da maturidade fetal.
O uso de um ciclo corticoide antenatal (antes no nascimento do bebê), é um raro exemplo na medicina no qual o tratamento leva a melhora do estado de saúde, não só para o bebê, mas para a mãe também.
Moog e Buckingham, na década de 50 tomaram a frente nos estudos, e descobriram que o efeito dos corticoides atuava diretamente e de forma especifica na maturação pulmonar. Liggins e Howie, logo em seguida na década de 60, começaram a operar em práticas com ovelhas e mais tarde aplicaram seus conhecimentos em prol da saúde humana. Isso levou a eles o mérito de serem os pioneiros da corticoterapia em humanos.
Realizaram testes em um grupo de recém-nascidos (com risco de parto prematuro) usando o  hormônio esteroide e com um grupo que nas mesmas condições, usaram apenas placebo. Os estudos apresentaram uma significativa redução na taxa da Síndrome da Dificuldade Respiratória (SDR) e de mortalidade neonatal nos recém-nascidos tratados com corticosteroides.

            - Benefícios e riscos
Durante quase duas décadas seguidas, esse assunto foi grande alvo de discussões calorosas dentro a literatura médica. Por sua vez, tem sido comprovado o efeito benéfico do uso de corticosteroide nos fetos. Incluindo:
·         Aceleração da cito diferenciação pulmonar em células numerosas, como os pneumócitos tipo 2 que são responsáveis pela produção do liquido surfactante, extremamente necessário para a expansão alveolar.
·         Aumento dos pulmões.
·         Aceleram a drenagem do líquido pulmonar prévio ao parto, ajudando na respiração do bebê.
·         redução das incidências de hemorragia intraventricular e da enterocolite necrosante.

Por outro lado surgiram várias indagações a respeito dos efeitos indesejáveis atribuídos ao uso da medicação, tais como imunossupressão materna e fetal e o aumento do risco de infecções.
Com base no estudo feito sobre o uso de corticosteroide no prenatal, recomenda-se o uso de medicação durante a gestação da 24º - 34º semana.
Conclui-se então que os benefícios trazidos pelo uso do esteroide na gestação, tem valor muito importante pra literatura médica, tendo em vista que traz benefícios tanto pra gestante quanto para o feto.

Referências:

ESCRITO POR: ANDRÉ IGOR DE PÁDUA BOATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário